Escolha uma Página

Curso de Formação em Psicanálise de Crianças e Adolescentes

 

A Formação Psicanalítica se propõe ao estudo aprofundado da  Metapsicologia, da Psicopatologia e da Teoria da  Técnica Psicanalítica com seus fundamentos freudianos. Entende-se que é fundamental estudar a base psicanalítica para após ter subsídios para uma leitura mais contemporânea.

Acesse o Sympla e saiba mais

Agende sua entrevista

Identidade do Curso

Temos como identidade a proposta de uma Formação Psicanalítica sólida que abranja a Metapsicologia, a Psicopatologia e a Técnica Psicanalítica com crianças e adolescentes, amparada em paradigmas que ofereçam diferentes visões sobre a constituição psíquica do sujeito, de maneira a sustentar o ofício da Psicanálise em nosso tempo, considerando as culturas, as tecnologias, os saberes multidisciplinares e os desafios da contemporaneidade. Para tal, serão estudadas as teorias propostas por autores como Sigmund Freud, Melanie Klein, Anna Freud, Donald Winnicott, Jacques Lacan, Piera Aulagnier, Jean Laplanche, Wilfred Bion, André Green, Silvia Bleichmar entre outros autores contemporâneos, e seus desdobramentos para a Psicanálise de Crianças e Adolescentes.

Público-Alvo

Psicólogos, Médicos e estudantes do último semestre da graduação.

Processo de seleção

Entrevista com Coordenação de Ensino e Direção do Espaço Criar.

Duração

A Formação terá duração mínima de 3 anos.

Horários

Das 8h às 13h30min com encontros semanais nas Sextas –feiras.

Organização de Ensino

Seminários:

serão 24 seminários de 1h15min de duração, sendo 4 por semestre. Modelo semi-presencial, aos sábados pela manhã. Os encontros semanais ocorrerão de maneira on-line (via Zoom), e a cada dois meses haverá encontros presenciais para discussão clínica e eventos científicos. O objetivo dos seminários é desenvolver uma compreensão dos diferentes modelos teóricos e sua contribuição ao campo da análise desta população. Para tal, será estudada a história da Psicanálise de crianças, propostas de compreensão da constituição do psiquismo e da psicopatologia na infância e adolescência, bem como aspectos relativos à técnica psicanalítica com crianças e adolescentes (o brincar; o setting; o enquadre; a intervenção psicanalítica; os fenômenos da análise; os pais e a família; as tecnologias; a escola).

Supervisões:

durante os 3 anos, o analista em formação deverá realizar 3 supervisões de 50 horas com diferentes supervisores constantes em uma lista indicada pela Coordenação da Formação. As supervisões poderão ocorrer presencialmente ou de maneira on-line, de acordo com a disponibilidade do supervisor.

Trabalho Final:

Trabalho final: ao final dos 3 anos, o analista em formação apresentará um trabalho teórico-clínico por meio do qual demostre habilidade para articular concepções teóricas e técnicas a partir de um caso clínico que fora ou esteja sendo supervisionado (mínimo de 30 horas) e que tenha ou esteja sendo atendido com frequência mínima de duas vezes semanais durante período mínimo de um ano.

Trabalhos:

O analista em formação apresentará, ao longo dos dois anos, Um trabalho teórico e outro teórico-clínico

Análise Pessoal:

Durante os 3 anos, exige-se que o analista em formação esteja em processo de análise pessoal com um analista de sua escolha.

A CLÍNICA

Contato
Especialistas e Equipe
Onde estamos
Galeria de Fotos

ÁREA DE ATENDIMENTO

ÁREA DE ESTUDO

Formações Psicanalíticas de Crianças e Adolesc.
Formação Psicanalítica de Adultos
Grupos de Estudo
Grupos Terapêuticos

PARA PROFISSIONAIS

Locação de Salas
Unidades de Atendimento
Vagas